20 de abril de 2014

#Historia di Salvatore Ferragamo "il calzolaio delle stelle" !!!!!

@Ecco la cronologia de Salvatore Ferragamo

1927: Ele retorna à Itália Firenze, onde inaugura seu atelier de produção.

1929: A quebra da bolsa de valores interrompe o fluxo de encomendas americanas e a empresa passa a viver um momento difícil.

1936: Em seguida da retomada de seus negócios, Ferragamo abre uma boutique e aluga doi laboratórios no Palazzo Spini Feroni.

1938: Salvatore Ferragamo adquire a totalidade do Palazzo Spini Feroni, que passa, posteriormente, a ser a sede da empresa.

1947: O estilista recebe o Neiman Marcus Award, oferecido a primeira vez a um criados de sapatos. Dois anos depois, Salvatore cria sua primeira bolsa.

1950: A empresa contrata 700 funcionários, e 350 calçados passam a ser produzidos por dia.

1960: Morte de Salvatore Ferragamo. Sua esposa, Wanda Ferragamo Miletti torna-se presidente da empresa. Primeiros passos para desenvolver uma linha de roupas femininas.

1961: Fiamma Ferragamo, filha do fundador, apresenta sua primeira coleção de calçados, em Londres.

1967: Fiamma Ferragamo recebe o Neiman Marcus Award.

Anos 70: Criação de coleções masculinas. O prêt-à-porter masculino é também desenvolvido.

1995: Criação do Museu Salvatore Ferragamo, em Firenze.

1998: Morte de Fiamma Ferragamo.

2001: Criações dos perfumes Ferragamo

2007: Cristina Ortiz é nomeada a Diretora Artística do prêt-à-porter feminino, e James Ferragamo, neto de Salvatore, é nomeado a Direção criativa dos acessórios da grife. Uma linha de relógios de luxo, batizada Salvatore, é concebida com a Swiss Luxury Division di Timex Group.

2008: Acordo entre Ferragamo e Trident para a realização de residências de luxo em Dubaï.

@A primeira loja Salvatore Ferragamo foi aberta em Santa Bárbara, na Califórnia, próximo aos grandes estúdios de cinema. Era uma pequena loja para confecção e reparos de sapatos, e passou a produzir modelos para figurino de cinema e receber encomendas de calçados sob medida das maiores estrelas de cinema da época, como Ava Gardner, Marilyn Monroe e Greta Garbo. Salvatore foi obrigado a se mudar para Hollywood por causa de sua clientela e lá abriu sua famosa Hollywood Boot Shop em 1923. Os personagens mais célebres do cinema foram seus clientes, e a Salvatore foram dados os apelidos de "sapateiro das estrelas" e "sapateiro dos sonhos". Em 1928, montou na Itália sua primeira fábrica de sapatos totalmente confeccionados à mão, com uma equipe de 60 artesãos treinados diretamente pelo mestre, e uma loja no Palácio Spini Feroni. A empresa que passou a produzir mais de 350 pares de sapatos por dia. A fama de seus calçados, apreciados pela beleza e comodidade dos modelos e por sua refinada elaboração, se estendeu por toda Itália e pela Europa, fazendo do Palácio Spini Feroni, ponto de parada internacional dos atores de cinema. Seus seis filhos e sua mulher Wanda herdaram o gosto pela perfeição e mantêm viva a história do pai dando continuidade ao trabalho artesanal, reeditando clássicos e lançando a partir dos anos 90 coleções de lenços, cosméticos, perfumes, óculos, prêt-à-porter e acessórios para homens e mulheres, um velho sonho do mestre Salvatore. O crescimento contínuo do Grupo Ferragamo, que, em manobra pioneira, adquiriu a sofisticada grife francesa Emanuel Ungaro em 1996 e, desde 1997, também dirige três hotéis em Firenze, permitiu que os mais de 20 herdeiros, entre filhos, primos e netos, participem ativamente dos negócios. Em 2009, a marca ampliou sua rede de lojas para mais de 550 unidades, incluindo 19 novas lojas inauguradas em aeroportos. O crescimento continuou no ano seguinte, puxado principalmente pelos mercados asiáticos, especialmente a China, fazendo com que a marca italiana superasse "US$ 1 bilhão em faturamento".

Ferragamo &  Marilyn Monroe




Famiglia Ferragamo


Ferragamo com Audrey Hepburn

Ferragamo com Sophia Loren

Ferragamo


Um dos seus clássicos modelos




 #Na sede da empresa no Palazzo Spini Feroni, em Firenze, foi instalado um museu em homenagem ao mestre dos calcados. O museu exibe a coleção de mais de 10 mil modelos.
@Quem passar por Firenze, vale a pena conferir











Vídeos em exibição mostram o processo de criação de sapatos feitos à mão

Inspiração histórica: chinelo do século 18, com Louis XV 

Durante os anos de guerra quando os materiais eram escassos, Ferragamo experimentou com tecidos a-incomuns, como ráfia e papel celofane.


Sapatinho de cristal do filme Cinderela criado por Ferragamo 


A plataforma de 'arco-íris' criado para Judy Garland em 1938

Sandálias criada para Sophia Loren

Plataforma mosaico criada para Carmen Miranda em 1936

As formas de Mary Pickford, Marlene Dietrich, Sophia Loren…


Salvatore Ferragamo 

@Museo Ferragamo fica no Palazzo Spini Feroni na Piazza di Santa Trinita, 5  Firenze/Italia
Horario: 10.00-19.30
Ingresso: 10 euros e com + de 60 anos entram grátis
Telefone:+39 0553562455



Nenhum comentário:

Postar um comentário