6 de maio de 2014

"Charles James: Beyond Fashion"

#Couturier anglo-americano Charles James (1906-1978) é um dos maiores nomes da moda americana  do inicio do século XX. 


Charles James

Aos dezenove anos em 1926, Charles James abre sua primeira loja de chapéus, em Chicago usando o nome de um amigo de escola" Charles Boucheron " .
Em 1928 ele deixou Chicago para Long Island com 70 centavos no bolso e uma série de chapéus como suas únicas posses. Mais tarde, ele abriu uma loja de chapéus em cima de uma garagem em Murray Hill Queens/New York, começando seus primeiros desenhos de moda.
Ele morreu de pneumonia brônquica, no Chelsea Hotel, em Nova York  que tinha três quartos do sexto andar para o espaço de James trabalhar ,escritório e seu apartamento. 

De Nova York James para Londres, a criação da loja em Mayfair. Ele também passou um tempo em Paris em 1930, estudando mas sempre foi  um designer autodidata.
James mostrou uma de suas coleções a mais bem sucedidos em Paris, em 1947. Na década de 1950 ele passou a maior parte de seu tempo em Nova York.
De acordo com Harold Koda , curador  do Costume Institute, James " o design transforma a moda" e em seus avanços incluíram o corte em espiral e o vestido de táxi ( criado em 1929 e tão fácil de usar que pode ser deslizado sobre o banco de trás de um táxi) " James também "criou sem alças nos anos trinta, inventou a figura oito saia, a jaqueta de soprador e cós pavloviano que se expande depois de uma refeição e foi um dos primeiros defensores do licenciamento.
James olhava para seus vestidos como obras de arte , assim como muitos de seus clientes. Ano após ano, ele refez desenhos originais , ignorando a programação sacrossanta das estações. Os componentes dos projetos precisamente construídos eram intercambiáveis ​​para que James, pois tinha um fundo inesgotável de idéias sobre o que desenhar. Ele é mais famoso por seus vestidos de baile esculpidos feitos de tecidos luxuosos e com o mais exigentes dos padrões de alfaiataria, mas também é lembrado por suas capas e casacos muitas vezes enfeitados com pele e bordados, seus vestidos zipados em espiral e com cetim branco os casacos acolchoados .
Em 1954 casou-se com Nancy Lee James Gregory uma menina bem -off de Kansas 20 anos mais nova do que ele ; os dois foram casados ​​por 10 anos e tiveram um casal de filhos. Após o nascimento de seu filho, Charles James Jr. , em 1956 , ele também produziu coleção infantil.
Ele desenhou as peças de interiores e vários  móveis para a casa de João Houston e Dominique de Menil .
Depois voltou para Nova York James se aposentou em 1958. Homer Layne , um estudante de graduação na época, era " assistente de James por vários anos até sua morte em 1978. " 
Em 2014  seu trabalho foi o tema da exposição do Metropolitan Museum de Anna Wintour Traje Centro de Arte abertura chamado Charles James. Além da moda em uma pré-visualização da exposição, Elettra Wiedemann modelou uma réplica do vestido de baile da folha do trevo James originalmente criado para Austine Hearst, era o vestido de James classificado como o melhor de suas criações. No evento pré-visualização , o Costume Institute " detalhou a importância do designer de hoje e mostrou um vídeo de uma retrospectiva de James e moda.

"Charles James: Beyond Fashion"de 8 de maio a 10 de agosto, no Costume Institute Metropolitan Museum of Art, em Nova York.  A costura e' como uma ciência matemática é o tema da exposição  de "Charles James: Beyond Fashion" Descubra aqui uma seleção de imagens desta exposição emblemática comemorado todos os anos com grande pompa.




Robe du soir réalisée

Austine Hearst 

Beldade Paley

Robe de bal papillon réalisée

Nancy James