25 de abril de 2014

#Tagliatelle con Ragu alla Bolognesa" receita tradicional & sua história.

#Segundo a lenda… esse macarrão foi inventado em 1487 pelo Mestre Zafirano um cozinheiro da vila de Bentivoglio por ocasião do casamento de Lucrécia Bórgia com o Duque de Ferrara. A "sfoglina Emilia" era uma figura muito importante foi uma senhora dedicada exclusivamente à preparação das pastas frescas Fettuccine , Lasagna, Tortellini, Gnocco, Tagliatelle e outros tipos de pasta fresca feitas rigorosamente em casa.
Vamos seguir em frente para o nosso molho à bolonhesa , um verdadeiro deleite na cozinha. Difícil de categorizar um tipo de molho tão difundido no norte da Itália , e se é verdade que o Emiliani tem o cetro deste molho, que leva o nome da capital da região , a da "Bella Bologna"
O termo vem do francês Ragu  o que significa despertar ou melhor para molhar o apetite, para reavivar o gosto, dar mais sabor. Até agora sou plenamente de acordo! Ragu é um ensopado que inclui um ou mais ingredientes principais carnes, legumes cortadas em pedaços pequenos e cozidos lentamente com um pouco de gordura em fogo baixo.
Outro famoso molho na culinária italiana é a  "Salsa Napolitana" que tem carne, molho de tomate. Na culinária italiana o molho é considerado importantíssimo.
Agora se você passar por Bologna, não esqueça e' obrigatório degustar a original e meravilgiosa "Tagliatelle à Bolognesa".


*Para o molho bolonhesa são os ingredientes que precisamos :

300 gr. de carne tipo alcatra (moída)
200gr de carne de porco (moída)
150 gr  de bacon em cubos
3 cenoura picadinhas
3 talos de salsão picado
50 g de cebola roxa picada
 6 dentes de alhos amassado
1/2 copo vinho tinto 
50 g de leite integral
2 copos de molho de tomate (de preferencia o feito em casa)
8/10 folhas de basilico (manjericão) fresco


*Em uma panela grande fritar o bacon bacon em cubos quando estiver quase crocante adicione as carne (moídas) sal, pimenta do reino e deixe fritar alguns minutos. Adicione a cebola, a cenoura, alho,salsão, deixe fritar um pouco. Depois despeje vinho deixando tampado por 5min acrescente o molho de tomate. Abaixe o fogo e deixa apurar duas ou três horas, acrescentando por sua vez o leite. *"Ai o grande segredo" Esta e' a receita DOC, verdadeira que pode acompanhar varias pastas frescas ou nao.
Prove e vai se apaixonar!!!
#Buon Appetito!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário