28 de maio de 2014

#Firenze Amore Mio!!!

*FIRENZE una delle città piu bella!!!

Eu não escondo o meu amor pela Italia, principalmente por Firenze, a primeira cidade que morei nos meus 20anos por la'. Firenze e' uma cidade extraordinária de uma beleza absurda, como costumo dizer "um museu ao céu aberto" Em qualquer via, canto que passe e' historia, e'cultura, com seus museus, igrejas, seus artistas & suas obras de arte. Como também os cheiros, sabores são fantásticos!!!
Se sente o  ar toscano já quando chega na estação de Santa Maria Novella ao ver a famosa cúpula de Brunelleschi, em Santa Maria del Fiore. 

A bella Stazione Santa Maria Novella

Cúpula di Brunelleschi da Catedral da igreja D'Uomo  



Firenze é o coração da Toscana, como os nativos dizem, é o berço da "cultura e da língua italiana". Dizem que o "vero & perfeito" italiano e' o falado em Siena, que faz parte da região da Toscana.

Piazza del Campo * Siena

E' encantador, emocionante caminhar pelas praças, ruas de Firenze e ver de perto seus monumentos, suas artes, sua historia antes & pós-guerra. Ver ao vivo o que eu aprendi nas aulas de história, literatura e poder tocar, sentir, imaginar… isso não tem preço! Aprendi ainda mais ouvindo relatos dos fiorentino que viveram as mudanças dos anos pelos avós, pais ou por eles mesmo. Realmente e' affascinante!! 
Como senão bastasse um tem três David em Firenze, claro que so' um deles e' o original de Michelangelo.

 David di Michelangelo, o original  fica exposto na Galleria dell'Accademia, apesar das fila looongas vale a pena esperar. Para ver de perto David


David 2 fica na bellissima Piazza della Signoria

David 3 fica no Piazzale Michelangelo um dos pontos turístico mais lindos da cidade.


Para quem ama o "mundo das artes" a dica e' passar hoooras na "Galleria Degli  Uffizi" e' um paraíso das artes!!!






Há tantos lugares para visitar em Firenze, e a melhor dica e' andar a pé. E pode ser feito tranquilamente (alias a Italia toda, andei muuito a pe')  a qualquer hora do dia, da noite & da madrugada, e'meravigliosa & romântica.  Você poder começar a caminhanda partindo da famosa
Catedral da D'uomo, passando pela Piazza della Repubblica, Piazza della Signoria, Ponte Vecchio, Piazza San Spirito, Palazzo Pitti… Não deixe de conhecer as igrejas são lindas e muito particulares com as paredes de mármore tricolor, voces encontram em toda a toscana. Pisa, Siena, Luca… Além de passar por todos esses maravilhoso pontos turísticos, vale a pena fazer "zig-zag" e conhecer ruas, vicolos menos turísticas mas particulares e cada um com sua historia. Nelas você encontra muitos Restaurantes, Enotecas, lojas…

Firenze vários pontos…

Palazzo Pitti



Dentro do Palazzo tem varias salas uma delas a da Galleria del Costume, meravigliosa, um mergulho na historia da moda!!!

Dentro encontra-se também o stupendo & magico Giardino di Boboli


Santa Maria Novella


Piazza Santa Croce



Fontana del Nettuno in Piazza della Singnoria


Parada obrigatória!!
*Por mais de um século Rivoire é sinônimo de tradição, qualidade, classe & prestígio. 

Foi Enrico Rivoire, chocolatier da família real de Savóia, quando Firenze era a capital da Itália em 1872, abriu na Piazza della Signoria, uma pequena sala para criar e oferecer aos clientes uma grande de chocolate-quente florentino produzido inteiramente na forma tradicional com uma antiga receita secreta. A fama local não demorou muito e logo artistas, políticos, aristocratas & celebridades começaram a frequentar o local para saborear a "gostosa cioccolata calda" & a confeitaria a tortinha de limão e' meravigliosa!!!  Rivoire fica em um cenário espetacular, um lugar situado no centro histórico de Firenze na bellissima Piazza della Signoria. Que merece ser visitado a dica e' o chocolate-quente, os doces & cocktails são os protagonistas. E' sempre cheio de florentinos, italianos & turistas de todo o mundo.  

Caffe' Rivoire

o balcão dentro fica sempre lotado

sala interna



Huuummmmm…

O maravilhoso "ciocolata calda"


Essa e' a estonteante torta de limão…

Ponte Vecchio

Firenze vista dal Piazzale Michelangelo




Cúpula con la neve

Vista de toda a cidade do Piazzale Michelangelo

Piazza del  Duomo & Battistero

Piazza del Duomo

Tramonto bellissimo nella Ponte Vecchio

Piazza della Repubblica

@Onde ficar em Firenze???

Se você esta com euro$ então tenho dicas barbaras, meus preferidos:

O The Best  Four Seasons Hotel Firenze 
Hotel 5 stelle FirenzeBorgo Pinti, 99






Rocco Forte Hotel Savoy 
Hotel 5 stelle FirenzePiazza Della Repubblica 7 





Grand Hotel Baglioni di Firenze
 5 stelle Hotel Piazza Unita Italiana 6




Hotel Lungarno (amo, amo, amo)
Borgo San Jacopo, 14






Para menos euro$

Hotel Calzaiuoli    
Via Calzaiuoli 6




Best Western Grand Hotel Adriatico    
Via Maso Finiguerra 9





Hotel Londra    
Via Jacopo da Diacceto 16/20




Menos, menos euro$

Albergo Firenze  
Piazza Donati 4 





Hotel Paris    
Via Dei Banchi 2





Relais Hotel Centrale    
Via Dei Conti 3




Hotel Delle Nazioni    
Via Luigi Alamanni 15





Residenza Fiorentina    
Via De' Fossi 12





Menos, menos,menos,menos euro$…

Hotel Nizza    
Via Del Giglio, 5






Hotel Jolì    
Via Fiume 8




Hotel Veneto  
Via Santa Reparata 31




Affittacamere A. Chiazza 
Borgo Pinti 5
Aqui você aluga um quartos de 1,2,3,4 camas e com uso da cozinha. Ótimo para grupos grandes.




…em fim não importa quantas "estrelas" todas as dicas que dei são boas com mais ou menos conforto. Depende das ferias que querem fazer, todos com ótima localização, segurança e beleza. #O que importa e' chi sei a Firenze!!

@Na hora do shopping lugares e' que não faltam!!!
Avia de' Toubarbuoni e' a mais famosas de Firenze, como a Via DellaVigna Nuova, Via Parione, Via Roma.


Por ela fazendo o bom e necessário "zi-zag"você encontram as lojas das marcas mais famosas, e lugares deslumbrantes as lojas nos antigos edifícios, com muitos afrescos históricos podem ser admirados como: Etro, Prada, Emilio Pucci, Roberto Cavalli, Gucci, Ferragamo, Versace, Dior, Fendi, Bottega Veneta, Dolce & Gabbana, Armani, Patrizia Sergio Rossi, Guess, Pepe, Burberry, Hermes, Louis Vuitton, Celine, Pomelatto, Bulgari… 


Além disso as lojas possuem deslumbrantes design de interiores, as decorações, as  exposições das peças, são maravilhosas. Vitrines de ficar hOras olhando todos os detalhes, eu ficava louca!!






















@Mas você pode encontrar todas essas marcas juntas & misturadas entre outras marcas, em uma das minhas lojas preferidas da Italia. Para mim uma das mais completa no conceito de moda a Luisa Via Roma






Outra dica boa de compras sãos lojas de departamentos como a Zara, H&M, Coin, La Rinascente e todas com ótima localização, bem no centro da cidade.

Zara 

H&M

Coin

La Rinascente Piazza della Repubblica tem 6 andares e' tem multimarcas perfumes, maquiagens, roupas, acessórios, cama, mesa e banho…e no ultimo andar um terraço maravilhoso. Com uma vista linda!!


Firenze é famosa também pela tradição dos seus  artesãos, de produzir artigos de couro como ninguém. E muitas grifes produzem pecas em Firenze, mas algumas das grandes marcas têm suas sedes próprio aqui a Gucci, Cavalli & Salvatore Ferragamo. Que por sinal tive o prazer de conhecer duas das sedes. Sem palavras…


Uma dica bem bacana também e' conhecer o Museo Ferragamo que fica em um bellissimo Palazzo. Ali você pode admirar os afrescos, as decorações, absorver a atmosfera dos velhos tempos vendo fotos de clientes famosos & modelos históricos dos sapatos.


Após a Segunda Guerra Mundial foi em Firenze os primeiros desfiles de moda, iniciou com Missoni e suas malhas com um padrão único & característico ate' hoje.


A indústria da moda está associada Milano & Roma mas Firenze e' famosa pela quantidade de lojas & eventos de moda. Fora as industrias têxtil e de couro, que  produzem sapatos, bolsas para varias marcas tops!!

O seus maiores & famosos eventos: a Pitti Immagine Uomo (moda masculina), Pitti Immagine Bimbo (moda infantil), Pitti Immagine Filati (tecidos). Acontece no histórica Fortezza di Basso, em Janeiro & Junho são as datas tatuadas para todos compradores & fashionistas do mundo!!
Cada edição tem seus convidados especiais, arranjo temático e uma idéia nova
e' aqui que nós sabemos quais serão as tendências para a próxima temporada, que vão estar nas lojas e na ruas. Envolve toda a cidade nas ruas, restaurantes, bares, lojas todos respiram a área di Pitti!! SE você e' do ramo ou apaixonado por moda vale a pena ir. 







#Comercio Popular de Firenze compreende em dois pontos o Mercato di San Lorenzo & O Mercato Nuovo conhecido como Mercato Porccelino

#O mercado di San Lorenzo, é localizado em torno a Basílica di San Lorenzo e do Mercado Central. Ele atravessa a Via dell'Ariento , Piazza San Lorenzo , Via del Canto de 'Nelli, Via Sant 'Antonino , Via Panicale , Piazza del Mercato Centrale .
O mercado é especializado em vestuário, artigos de couro, presentes & lembranças.



Bolsas fakes & modelos clássicos de couro da própria região da toscana, com detalhes na impressão do couro. 





As 6h da manha ja' estão todas em fila esperando a abertura as 9hs & fecha as 18hs/19hs. No inverno fecha as 17hs/18hs e segunda feira e'fechado

#Mercato Nuovo o mais conhecido como Mercato do Porcellino
Loggia del Porcellino é o nome popular da Loggia del Mercato Nuovo, assim chamado para distingui-lo do Mercado Velho, localizado hoje na Piazza della repubblica.  Ele está localizado no cruzamento da Via Calimala e Via Porta Rossa Aqui a base maior e' o couro bolsa, jaquetas, casacos, pastas…




#A roda do escândalo!
Uma curiosidade, bem no centro da Loggia o local onde durante o dia tem as barracas do mercado. Pois bem no centro tem a pedra toda em mármore de dois tons e visível apenas quando não há barracas. Se chama a pedra do escândalo ou dell'acculata.. Esta pedra corresponde a roda em tamanho natural da Liga do Norte, um símbolo da República Fiorentina, em que foi hasteada a bandeira da cidade: no ponto marcado pela pedra. E foi de fato posicionado em torno do qual a Liga do Norte satisfeitas as tropas fiorentinas antes de cada batalha.

A pedra também tinha outra função: era o local exato onde foram punidos os devedores e ladros insolventes da Firenze renascentista. O castigo consistia em acorrentar o infeliz,  baixando as calças e eram agredidos repetidamente nas nádegas sobre a pedra de acordo com o 'acculata. Deste ato nasceria  a frase popular "Con il culo per terra" tipo "Com a bunda no chão" E la muito forte a expressão Sculo, visto como má sorte, azar.
@BOA para adotar em Brasilia, não??


#Statua do Porcellino
A tradição popular diz quem tocar o nariz do "javali" traz boa sorte, o nariz brilha de longe visto as milhares de mãos diárias, que passam nele. O procedimento completo para se obter "mega buona fortuna"e' colocar uma moeda na boca do javali depois de ter esfregado  no nariz se a moeda cai fora da grade onde a água cai, vai trazer "buona fortuna"!! mas caso contrário, não. Com a moeda fiz umas 4vzs e sempre deu certo!! E a mia fortuna? era viver próprio em Firenze!!!
Na verdade a inclinação é tal que apenas as moedas mais pesadas caem nas fendas. Buona Fortuna per Tutti!!!






Com vocês Porcellino!!!

Firenze e seus sabores… Para mim umas das melhores cozinhas da Italia! Fazer um giro no "Mercato Centrale" e' obrigatório  Falar com os donas das barracas que te contam tudo sobre a origem dos produtos e te fazem fazer varias degustações. E você encher sua sacola de salame, presunto, queijo & mortadela com pistache. Varios tipos de queijos o pecorino e' o top para mim. Como a mozzarella di bufala, o famoso & DOC azeite di oliva, os pães, focaccia que são fantásticos  as maravilhosoas trufas e etc etc…









Um local histórico onde você encontra todos os produtos da toscana e' o La Norcineria f.lli Bucchi na via S. Antonino 21R pertinho do mercado central. Conhecido pela mesa com os porquinhos que ha' anos esta la'. Uma vez ao ano eles trocam o figurino dos porquinhos. E como todos os fiorentinos são muito simpáticos.




Por isso digo que para conhecer Firenze a melhor forma e' a pe'  tem locais tradicionais, escondidos em becos pequeno pode encontrar lugares maravilhosos. A grande imoralidade florentina é a alimentação! a azeitona verde com um sabor único com uma gota de aceto balsâmico  mergulhado no pão florentino (sem sal que adoro) acompanhado claro de um "chianti rosso"e' absurdamente ótimo!!!

Tem também outro mercado o Mercato Sant'ambrogio, menos famosos mas para quem gosta, como eu de mercados vale a pena dar um pulo nele também.






La Bisteca alla Florentina e' la especialita' de Firenze!! uma espécie de "bisteca do Fred Flintstones" Eu que não curto muito carne mas provei, devo ter comido menos de 1/3 da bisteca e' molto grande!!! e e' mega mal passada. Os garçons vinham e não acreditavam que eu não tinha comido "nada" e ja' estava satisfeita. Fiquei conhecida la' como a garota que não comeu a Fiorentina hehehe.
Dario Cecchini, e' o açougueiro italiano mais famoso no mundo, recentemente veio em S.P & no Rio para ensinar como se faz a "vera fiorentina"Dono da Antica Macelleria Cecchini, na pequena localidade de Panzano no Chianti.
Dario é conhecido como o "Rei da Bisteca Fiorentina" onde vive e toca o negócio que está em sua família há oito gerações, Cechini não é apenas açougueiro.
À parte seus cortes preciosos de carne que ele realiza enquanto recita versos de “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que e' fantástico!! Ele tem seu lado restaurateur é dono de três restaurantes.
E estão sempre lotados!!! Ele como bom fiorentino de uma simpatia absurda e muito engraçado!!

Dario Cecchini apresenta "La Bisteca Fiorentina"



A parte "la fiorentina" vocês vão encontrar uma infinidade de antipasti, pastasciutta, papa al pomodoro, la ribollita, la panzanella, la schiacciata alla fiorentina, dolci, gelati… E dopo pranzo os famosos "cantucini mergulhado no Vino Santo" e para completar o limoncello para a digestão. Depois caminhar muito!!!

Cozze & Pomodori

Spaghetti al Pomodoro Fresco

Penne alla Arrabbiata

Pappa al Pomodoro bUOnissima!!!

Pizza, Pizza amo!!!


Antipasti…



Melanzane


Outro prato típico de Firenze e' a Trippa alla Fiorentina & o Lampredotto.
Lampredotto é um prato florentino do estômagos do boi chamada localmente de lampreda. A lampreda era conhecido como  um prato típico dos pobres da cozinha florentina. Os nobres ficavam com as parte boa e jogavam os internos fora e os pobres pegavam e cozinhavam. Dai se generalizou na cidade com um modo especial de cozinhar e servir com pão e uma salsa verde. E graças à presença dos quiosques de lampredotto localizados em diferentes áreas da cidade. Hoje faz parte do tour para para comer.


A tripa vísceras é usada junto com diferentes partes do estômago do animal, e não, como muitos acreditam, a partir do intestino. Também feita de modo diferenciado com molho al pomodoro. Vendida em quiosques e em restaurantes.


Hoje girando por Firenze tem pelo menos 4 quiosques famosos por servirem aos fiorentinos & turistas Lampredotto & Trippa!!
eu em 20 anos nunca comi. Mas quem comeu adorou, fica a dica.



#O melhor "panino" di Firenze esta no I Due Fratellini

Un panino buonissimo por um preço justo repleto de deliciosos produtos toscanos da mais alta qualidade no centro histórico de Firenze.
Ao lado della Piazza della Signoria na Via dei Cimatori encontra-se "Os dois irmãos"I due Fratellini _ Armando e Michele Perrino. O lugar é pequeno há apenas eles dois no balcão & com prateleiras cheias de vinhos DOC da Toscana, salames, queijos, salsas maravilhosas!!
Armando & Michele este local tem ha' 20 anos e esta na segunda gerações.
Os ingredientes são todos de pequenos produtores da Toscana, cremes, queijos de Siena, o pão de óleo e' ligeiramente aquecido ao momento para trazer o aroma e fragrância. Mas prepare-se há sempre filas looongas de turistas de todo o mundo, mas também la' muitos florentinos DOC.
Quando Firenze estava cheia de tabernas," vinaini " onde você podia comer algo simples e beber um bom copo de vinho … então quando foi dado aos comerciantes a oportunidade de abrir um restaurante com a mesma licença tudo pequenas lojas de comida e vinho desapareceram me contou Armando, enquanto serve sanduíches sem pausa. Mas nós queremos " defender " este lugar histórico e aqui estamos sete dias por semana sempre com a mesma paixão.
os sanduiches são 29, nenhum a mais, nenhum um a menos. 
Os + vendidos são com presunto di Parma, queijo de cabra e rúcula/ ou queijo de cabra e finocchiona com salsicha e berinjela. 
Eles custam 2,50 euros exceto o num 23 e o o 28 os meu prediletos 23com pecorino trufado e rúcula/ 28 com presunto assado e creme de trufas e custam € 3. 
Tem os vegetariano com berinjela, abobrinha grelhada, fatias finas de queijo pecorino semi-temperado  com o pão quente de óleo e' de desmair, de bom!! 

Armando & Michele Perrino




#Tem vários restaurantes, pizzarias que vou indicar aqui em uma lista. Quando * são os meus preferidos!!

*****Especiais: La Giostra in Borgo Pinti, 12


*****Trattoria Osteria da què Ganzi na Via Ghibellina, 70/rosso,



*****Antico Noe' na Volta di San Piero, 5



*****Osteria San Spirito - Piazza Santo Spirito, 19 r


Gnocchi ai 4 formaggi o meu preferido!!

****Il Pizzaiuolo na Via de' Macci 113 r



 *****BALDOVINO na Via San Giuseppe 22r



**********Osteria Pinchiorri na Via Ghibellina, 87 -The Best!!!




*****Cibrèo Ristorante na Via del Verrocchio, 8r




****La Grotta Di Leo na Via della Scala, 41


#Per um aperitivo top!!!

*****Gran caffe Giubbe Rosse Letterario na Piazza della Repubblica, 13/14r



*****Giaocosa by Roberto Cavalli na Via della Spada, 10/r



******Caffè Gilli na Via Roma, 1r



*****Pasticceria da Patrizio Cosi na Piazza Gaetano Salvemini, 15



 *****Caffè Paszkowski na Piazza della Repubblica, 35



Poderia escrever dicas de 30 paginas pois Firenze e' fantástica anche per magiare!!!


A noite passear pelas ruas charmosas com iluminação romântica e' a melhor coisa para fazer, não importa se e' primavera, verão, outono ou inverno, e'sempre bello girar per Firenze!!! 
A cidade não dorme cedo se entregue ao fascínio da noite fiorentina.

Tem varias discotecas famosas mas para mim as 3 + Tops

Logic Club, na Via de 'Macci 
DiscoClub YAB na Via Sassetti 5r
                                                 Tenax na Via Pratese 46

@Espero que vocês aproveitem as dicas da Bella & Magica Firenze!!
                                                                         #Buon Viaggio \0/

                                                                         #bacibaci


















Nenhum comentário:

Postar um comentário