1 de maio de 2014

#Dica de cinema "Getulio de volta ao passado

#Getulio de volta ao passado 
Tony Ramos vive Getúlio Vargas um filme que mostra os 19 dias que antecederam o suicídio do presidente, em 24 de agosto de 1954


Conhecido por documentários como Pro Dia Nascer Feliz (2006) e Lixo Extraordinário (2010), o diretor João Jardim estreia na ficção filmando um dos momentos mais turbulentos da história republicana do Brasil: os 19 dias entre o atentado ao jornalista Carlos Lacerda, inimigo figadal de Getúlio Vargas, e a morte do estadista com um tiro no peito, em 24 de agosto de 1954. Getúlio acompanha a sucessão de fatos que culminou com o trágico desfecho: a malograda ação que feriu Lacerda e matou um major da aeronáutica, as investigações do crime que chegaram até parentes próximos de Getúlio e a Gregório Fortunato (chefe da guarda pessoal do presidente), a pressão de militares e da oposição pela renúncia do líder máximo do país, a resistência de colaboradores fiéis ao golpismo.

O filme é contemporâneo: ficou pronto em um ano de eleições e fala sobre a intimidade e a responsabilidade de quem está no poder explicou o cineasta em entrevista concedida em São Paulo.

Getúlio foi quase todo filmado dentro do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro – antiga sede do poder executivo brasileiro transformada em museu. A fotografia austera do mestre Walter Carvalho imprime um tom claustrofóbico ao filme, elevando o cenário à categoria de personagem. Equilibrando-se entre o thriller político e o drama psicológico, o filme apoia-se na qualidade do elenco, com destaque para Alexandre Borges na pele do Corvo (como era apelidado Lacerda), Drica Moraes interpretando Alzira, filha de Getúlio e braço direito do pai, e Tony Ramos em uma atuação memorável – para encarnar o presidente nascido em São Borja, o ator usou uma roupa com enchimento que o deixou aparentando 30 quilos a mais.





@Estou louca para assistir, fica ai a dica para o final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário